quarta-feira, 6 de junho de 2012

Suspensão do calendário acadêmico da UFRJ

Em reunião hoje pela manhã, foi aprovado no CEG (Conselho de Ensino e Graduação) a suspensão do calendário acadêmico da UFRJ. 
As atividades acadêmicas estão suspensas e serão devidamente repostas ao final da greve, quando também será discutido o calendário de reposição. Essa resolução não obriga o professor a parar de dar aulas, porém deixa claro que ele terá que dar a mesma aula no período de reposição, assim como as chamadas e avaliações que não serão reconhecidas até a volta do calendário.

Em suma, isso significa que as atividades acadêmicas estão SUSPENSAS. Provas estão suspensas, aulas estão suspensas, etc. Por exemplo, você, como aluno, aderiu à greve, seu professor não, ele dá uma prova, você não faz, ele terá que repor essa prova... A suspensão do calendário é uma garantia de que todos exerçam o direito de greve de uma forma mais segura e possam se dedicar às atividades de reivindicação, organização, etc... Sejam alunos, professores, e funcionários. Mais uma conquista da luta de todos.


 

Os casos excepcionais serão avaliados por cada unidade, cabendo recurso ao CEG.

Resolução oficial

O Conselho de Ensino de Graduação – CEG – reunido em sessão ordinária, em 6/6/2012, resolve:
Art.1º Suspender datas para os atos acadêmicos referentes ao ensino de graduação definidos na Res. CEG nº 6/2011, de 23/11/2011.
Art. 2º As situações excepcionais e/ou individuais deverão ser analisadas, caso a caso, no âmbito de cada unidade acadêmica, cabendo recurso ao CEG.
Art. 3º As novas datas serão definidas posteriormente pelo CEG.

8 comentários:

João Victor disse...

As provas então aplicadas por professores nas próximas semanas, não terão validade é isso ?

Anônimo disse...

Exato! e além disso, ele terá de repor as mesmas aulas e as mesmas avaliações.

Anônimo disse...

Isso é ilegal

Unknown disse...

Não há base nenhuma nisso. Essa decisão é legal sim. Foi tomada no âmbito do CEG e, sim, há juristas na universidade que resguardam essa decisão, inclusive há professores do Direito no CEG... Isso é tentado em toda greve e acontece quando há força para decidir a favor disso, que foi o caso... Fiquem tranquilos, a Universidade não está brincando com essas coisas. O anônimo diz isso de forma anônima exatamente por saber que isso é legal... Essa resolução do CEG é VÁLIDA! Não temam!

Gabriela Flauzino disse...

Obrigada pelo esclarecimento.
Muitos professores ainda estão insistindo em dizer que não vou repor as aulas e provas, isso não pode!

Unknown disse...

o bloco A do ct tambem suspendeu?

Anônimo disse...

A lei da greve diz que ninguém pode ser obrigado/coagido/constrangido a entrar em greve. A resolução da CEG pode não impedir os professores de continuar imediatamente, mas impede o fim do período atual e o início do próximo, forçando-os, em algum momento, a parar. Logo, ilegal.
O professor tem autonomia pra continuar. A CEG pode dizer o que quiser, a lei federal está acima de qualquer conselho universitário.

Faltou nome pra ser legítimo? Juliana Martins, medicina.

(Não falo contra a greve dos professores, mas contra os que se sentem obrigados a parar... isso não pode!)

Anônimo disse...

A inscrição para 2012.2 para os cursos com THE deveriam estar abertas de 18/06 a 22/06 deste ano segundo o cronograma da universidade e até agora nada. Como ficará essa situação e o que devo fazer?