segunda-feira, 30 de julho de 2012

Audiência Pública no Canecão : o que queremos do Canecão ?

Quinta 18h - No Canecão em Botafogo 

Na ultima 3a-feira cerca de 200 estudantes da UFRJ ocuparam a histórica ex-casa de show Canecão, que há 40 anos estava nas mãos de uma família milionária, e há cerca de 2 anos a universidade retomou na justiça a posse do terreno. No entanto, com interesses obscuros na reprivatização do espaço, a reitoria não fez simplesmente nada até agora no espaço que vem se deteriorando. Por ocasião da greve nacional da educação que já dura cerca de 2 meses, decidimos ocupar este espaço como forma de pressão ao governo federal em primeiro lugar, para que atenda às pautas nacionais do movimento grevista, e também à reitoria, para que atenda às pautas específicas dos estudantes na universidade e principalmente garanta o Canecão de volta à UFRJ, como um espaço cultural 100% público e gratuito, ou a preço populares. 
Nós, ocupantes, achamos que este espaço deve servir para a reprodução da cultura popular, apresentações dos artista que não têm espaço na grande mídia, da produção acadêmica e cultural da UFRJ, e que seja gerido por um fórum paritário de estudantes, professores e funcionários. No entanto, a partir disso, queremos discutir e elaborar com a população carioca o que podemos fazer deste espaço.

Nessa primeira semana de ocupação realizamos debates, shows, festas, oficinas, atraindo muitos jovens e artistas da cidade que já têm a ocupação como referência de resistência da cultura popular, e nacionalmente tem sido um símbolo da greve nacional que estamos passsando. Agora nessa quinta-feira, convidamos a toda a população carioca, à classe artística, associações de moradores, estudantes, técnico-administrativos e professores a elaborar conosco o futuro do Canecão.

Nenhum comentário: