quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ocupação da Reitoria da UnB (3 de Julho)

Transcrito do blog Estudantes da UNB em Greve , publicado em 3 Julho de 2012
Ocupação da Reitoria da UnB (3 de Julho)

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) em greve acabam de OCUPAR o gabinete da Reitoria. O ato, que ocorreu por volta de 14h, faz parte do Dia Nacional de Manifestações dos estudantes grevistas em todo país (o “3-J”). A Ocupação na UnB elegeu como sua prioridade reivindicações emergenciais referentes à assistência estudantil, demanda que há tempo está em negociação com a Reitoria, porém esta não apresenta nada ou pouco de concreto, preferindo a eterna protelação.
Brasil a fora, nas mais de 30 Universidades e Institutos Federais em Greve Estudantil, a pauta da ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL tem sido levantada, demostrando que os problemas ao atendimento desta demanda não é particularidade de uma ou outra Universidade, mas é uma consequência comum da política educacional do Governo Federal. E que, portanto, além das pautas que temos capacidade de conquistar localmente, temos que nos organizar para pressionar o Governo à nível nacional.
Os procedimentos burocráticos os quais nos “fornecem” a Reitoria se transformam apenas em táticas em clara enrolação. Decidimos pela Ocupação para forçar o atendimento à nossas justas pautas, que não podem esperar. Convocamos todos estudantes da UnB, em particular aqueles que necessitam da assistência estudantil, para se fazerem presentes e se solidarizarem com a Ocupação! Toda ajuda e presença é fundamental para engrossar o caldo! Chega de DDS nos enrolando de um a um. Agora é a hora de resolvermos nossos problemas de forma coletiva, através da luta direta!
A assistência estudantil é essencial para fornecer condições de permanência aos estudantes de baixa renda. A falta ou problemas neste atendimento compromete seriamente a qualidade do desenvolvimento humano e acadêmico dos estudantes. É por isso que esta pauta NÃO PODE ESPERAR NEM UM MINUTO SEQUER. E exigimos a imediata presença do Reitor José Geral de Sousa Júnior para atender nossas pautas!
Na UnB, temos 4 eixos de urgência. São eles:
1 . BOLSA PERMANÊNCIA:
Fim da contrapartida;
Recebimentos da Bolsa nos períodos de férias;
Incorporação imediata dos 50 estudantes que não foram contemplados com a Bolsa Permanência;
Fim do decreto Presidencial nº 7.416/2010 (que impede o aumento do valor da Bolsa e o seu acúmulo com bolsas de outras naturezas).
2. MORADIA:

Alocação imediata dos estudantes que tiveram o recurso deferido (referente ao edital 1º/2012). Que haja ou concessão de pecúnia, ou auxílio emergencial.
3 . ALIMENTAÇÃO:

Definição de data para pagamento de indenização aos estudantes dos grupos 1 e2, referentes aos dias de R.U. fechado.
4. TRANSPORTE:

Negociação com o DF Trans para a garantia do passe livre estudantil durante a greve.
ASSISTÊNCIA DE VERDADE NÃO É CARIDADE!
MERCADANTE, NEGOCIE COM O COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS ESTUDANTES!

Nenhum comentário: