domingo, 11 de novembro de 2012

E o Canecão, a quantas anda?

Após 40 dias de ocupação do Canecão, deixamos o espaço no dia 3 de setembro com a promessa da universidade de retirada imediata dos pertences do antigo locatário do imóvel para o início imediato das obras no Canequinho (parte externa do espaço), a ser feita a partir de projeto dos estudantes da FAU. O problema é que a inércia da universidade é grande e, de lá para cá, as coisas caminharam a passos de tartaruga. A situação do Canecão neste momento, segundo informe que obtivemos junto ao Fórum de Ciência e Cultura (órgão responsável pela gestão do espaço), é a seguinte:

1- A higienização do espaço e a etiquetagem dos pertences do empresário Priolli já foram parcialmente feitas, mas há um problema jurídico emperrando as coisas: há algumas salas que estão lacradas. Nelas, a universidade só pode entrar na presença de um oficial de justiça. O Fórum de Ciência e Cultura afirma que já fez a solicitação várias vezes, mas até agora nada de oficial de justiça, o que tem emperrado a conclusão do processo de higienização da área. 

2- O galpão para onde vão as coisas do antigo locatário do espaço, localizado no Fundão, vira uma espécie de cracolândia à noite. Por isso, há marcas de bala no teto, uma porta quebrada e um muro em má situação (que está sendo refeito para não desabar). É necessário esperar o fim da obra para transportar as coisas do Canecão para lá.

3- O projeto de reforma do Canequinho, feito pelos estudantes da FAU sob a coordenação do Professor Luiz Felipe Cunha, sofreu algumas alterações. Não sabemos exatamente a extensão delas, mas o fato é que houve problemas na relação entre a equipe do projeto e o Fórum de Ciência e Cultura.

Em função de tudo isso, chegou a hora de entrarmos em ação mais uma vez para fazer as coisas andarem mais rápido. Além disso, é necessário garantir que o compromisso da universidade com o caráter 100% público daquele espaço a partir de agora seja respeitado. Também é chegado o momento de garantirmos uma administração democrática do Canecão, por um fórum paritário (que tenha o mesmo número de professores, estudantes e funcionários). Mas como podemos garantir tudo isso?

Todos à plenária final do “Você faz cultura na UFRJ?”

Talvez você não saiba, mas ainda durante a greve o Fórum de Ciência e Cultura iniciou o seminário “Você faz cultura na UFRJ?”, para debater a política cultural da universidade. O DCE marcou presença no espaço e encaminhou suas demandas com relação ao Canecão. Pois bem: tudo o que foi encaminhado ao longo do seminário irá a voto numa plenária a ser realizada no dia 21 de novembro a partir das 14h no Salão Pedro Calmon, que fica na Praia Vermelha.
Segundo o Professor Carlos Vainer, que é o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, o voto na plenária final será universal. Isto significa que todos os presentes ao espaço terão o mesmo direito a voto. Como estudantes que somos, temos condições de mobilizar muita gente para estar presente na plenária, garantindo e ampliando as conquistas da ocupação do Canecão. Nosso grande obstáculo serão os feriados, já que nosso “dia D” é logo depois da folga de 15 a 20 de novembro. De todo modo, entendemos que devemos nos mobilizar para fazer valer nossas conquistas. Por isso, esperamos vocês no dia 21 aqui na Praia Vermelha!

Nenhum comentário: